Pular para o conteúdo principal

EM DESTAQUE:

AUTISMO E SEXUALIDADE: ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS.

Como os pais podem orientar o adolescente autista sobre a sexualidade? É possível? Sim! É possível e fundamental! Os adolescentes autistas experimentam as mesmas transformações no corpo que os adolescentes neurotípicos pois seus hormônios estão presentes e provocam excitação. Com o despertar do interesse sexual dos adolescentes torna-se mais difícil a tarefa de educar. Todavia os pais devem apoiá-los e incentivá-los a buscarem sua independência e autonomia através do aconselhamento e da educação sexual. Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossos E-books! 

CICLO DE RESPOSTA SEXUAL: MODELO PROPOSTO POR HELEN KAPLAN


Continuando nossa conversa sobre a função sexual feminina...
Depois do modelo proposto por Masters e Johnson em 1966, Helen Singer Kaplan em 1979, em seu modelo de resposta sexual proposto, incorporou o conceito de desejo, sendo este a vontade de estabelecer uma relação sexual a partir de algum estímulo sensorial (audição, visão, olfato etc.) e/ou pela memória de vivências eróticas e de fantasias.Este modelo foi constituído de três fases: desejo, excitação e orgasmo, conforme apresentado nesta imagem. A primeira fase constituía-se de componentes sexuais fisiológicos e psicológicos do desejo sexual ou libido, os quais foram intermediados pelos centros do cérebro, do sistema límbico, e também influenciados por níveis hormonais e influências psicossociais. O desejo foi considerado um precursor necessário para o desenvolvimento da excitação adequada e o subsequente orgasmo, tanto no homem quanto na mulher. Na próxima publicação vamos apresentar o modelo circular de resposta sexual, proposto por Rosemary Basson. Até lá!

Dra. Mirian Valente – CRPSP 99520
psicoeduart@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas