OFICINAS

OFICINAS DE CRIATIVIDADE

As Oficinas de Criatividade são uma modalidade de prática psicológica baseada no uso de recursos expressivos artísticos. Elas tem sido oferecidas em ambientes ou contextos nos quais o acesso da população aos serviços psicológicos é escasso. 

Encontros grupais são realizados e estimulam os participantes a utilizar variadas formas de expressão para lidar com temas definidos, a partir do que o próprio grupo apresenta como demanda. Isto favorece a transformação das relações e uma ampliação dos horizontes existenciais de cada um, pela troca de experiências e vivência compartilhada das várias formas de existir. 

As Oficinas de Criatividade possibilitam expandir algumas capacidades entre as quais, a possibilidade de expressão de afetos e sentimentos por meio da produção gerada pelo fazer "artístico" contido na proposta básica desse tipo de atividade, e também, possibilitam à descoberta de aspectos pessoais desconhecidos, tornados aparentes nas obras concluídas ou durante o processo de execução. 

As trocas do grupo são geradas de modo espontâneo em ambientes facilitadores. encontros transformadores baseados no olhar e na escuta psicológico. São realizadas com idosos (asilados ou nao), crianças (em orfanatos, projetos sociais), adolescentes (projetos sociais ou escolas), professores, agentes comunitários, dependentes químicos, mulheres gestantes, entre outros.

A escuta diferenciada é favorecida e facilitada pelo uso de recursos expressivos como poesia, dança, teatro, pintura, colagem, modelagem, entre outras técnicas e procedimentos que se desdobram em outros a cada encontro. O que se privilegia no trabalho não é, necessariamente, a ‘obra’ revelada no final, mas também, todo o seu processo, que implica em alegrias e dores advindas desse fazer. Para a utilização desses recursos são lançados temas variados, de acordo com cada grupo e sua demanda, abrindo várias possibilidade para trabalhar os aspectos do grupo.


CONTATOS: psicoeduart@gmail.com

OFICINAS PSICOEDUCATIVAS



As Oficinas Psicoeducativas são uma modalidade de intervenção em grupo, dedica a pessoas que partilham de um mesmo problema. São encontros de curta duração, geralmente com 6 a 10 sessões de grupo semanais ou quinzenais previamente estruturadas.

Elas tem como objetivo proporcionar um suporte informativo sobre a temática necessária e um suporte emocional, onde um espaço é criado para expressão e normalização de emoções associadas ao problema e a redução do estresse e a gestão das emoções.


Os temas são voltados para saúde preventiva, e a sexualidade humana. Realizamos oficinas psicoeducativas com adolescentes, jovens e adultos, mulheres gestantes, ou pessoas em situação de vulnerabilidade social, em escolas públicas e particulares, igrejas, instituições públicas e privadas e instituições não governamentais.


CONTATOS: psicoeduart@gmail.com

ANALÍTICS