Pular para o conteúdo principal

EM DESTAQUE:

AUTISMO E SEXUALIDADE: ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS.

Como os pais podem orientar o adolescente autista sobre a sexualidade? É possível? Sim! É possível e fundamental! Os adolescentes autistas experimentam as mesmas transformações no corpo que os adolescentes neurotípicos pois seus hormônios estão presentes e provocam excitação. Com o despertar do interesse sexual dos adolescentes torna-se mais difícil a tarefa de educar. Todavia os pais devem apoiá-los e incentivá-los a buscarem sua independência e autonomia através do aconselhamento e da educação sexual. Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossos E-books! 

CICLO DE RESPOSTA SEXUAL: MODELO PROPOSTO POR MASTERS E JOHNSON


Você sabia que o prazer e a satisfação sexual estão diretamente relacionados com as fases do ciclo de resposta sexual humana? Vamos falar um pouco sobre este tema! 
De acordo com Rosen e Barksy, a função sexual feminina foi desenvolvida da tradição linear, biologicamente determinada pelo modelo de resposta sexual humana proposto por Masters e Johnson em 1966, o qual estava baseado em quatro fases, excitação, platô, orgasmo e resolução, conforme apresentada nesta imagem. Este modelo descreveu uma ordem sequencial de resposta fisiológica, iniciando-se com excitação sexual e culminando em orgasmo e resolução, para homem e mulher. Para Rosen e Barksy, estas fases estavam associadas a resposta genital e extragenital e o modelo focava apenas os aspectos fisiológicos da resposta sexual sem considerar os aspectos subjetivos, psicológicos ou interpessoais da resposta sexual. A função sexual da mulher era sempre receptiva para a iniciação ou estimulação sexual e não indicava a importância do desejo. Acompanhe a próxima publicação, continuaremos a falar sobre o tema. Até lá!

Bibliografia: Rosen RC, Barksy JL. Normal sexual response in women. Obstet Gynecol Clin N Am. 2006;33:515-26.

Dra. Mirian Valente – CRPSP 99520
psicoeduart@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas