Pular para o conteúdo principal

EM DESTAQUE:

AUTISMO E SEXUALIDADE: ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS.

Como os pais podem orientar o adolescente autista sobre a sexualidade? É possível? Sim! É possível e fundamental! Os adolescentes autistas experimentam as mesmas transformações no corpo que os adolescentes neurotípicos pois seus hormônios estão presentes e provocam excitação. Com o despertar do interesse sexual dos adolescentes torna-se mais difícil a tarefa de educar. Todavia os pais devem apoiá-los e incentivá-los a buscarem sua independência e autonomia através do aconselhamento e da educação sexual. Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossos E-books! 

BIOGRAFIA


Eu (uma parte de mim) em palavras...

Minha missão é ajudá-lo no seu processo de autoconhecimento, para que tenhas maior qualidade de vida e uma sexualidade plena e feliz, que resulte no desenvolvimento de seu máximo potencial criativo e no seu equilíbrio físico, emocional e espiritual. 

O meu nome é Mirian Valente, sou Psicóloga Clínica e da Saúde, Sexóloga, membro efectivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses, (OPP022588), credenciada no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Brasil (CRP-SP 99520), membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH), Brasil, Formadora CCP, IEFP, Portugal.

Graduada pela Universidade Paulista e Pós-Graduada em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Obtive reconhecimento de Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. 
Exerço clínica privada, diária desde 2010, em consultas com crianças, adolescentes, adultos e casais. Realizo consultas de psicologia online e supervisão clínica online para profissionais que pretendem apoio na sua prática clínica.
Escolhi a psicologia pelo meu interesse no desvelamento do ser humano. O exercício desta escolha me torna muito feliz, pois em cada encontro terapêutico com os pacientes, participo do desenvolvimento de suas potencialidades, da ressignificação de suas experiências, do fortalecimento emocional, da transformação e da abertura para novos sentidos e novas possibilidades de ser. 
Ao longo de minha trajetória, a sexualidade humana, o bem-estar emocional e físico, a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas despertaram meu olhar. Apaixonada pela minha profissão, procurei especializar-me para aprofundar os meus conhecimentos científicos e competências técnicas de avaliação e intervenção para aplicá-los na prática clínica
Na graduação meu interesse pela sexualidade humana conduziu-me a realizar a pesquisa de campo “A sexualidade em portadores de deficiência mental” e o Trabalho de Conclusão de Curso “Violência contra a mulher: estudos de casos atendidos em um centro de referência e atenção à mulher em São Paulo”. Estas experiências significativas influenciaram minha decisão em aprofundar estudos na área de Medicina Sexual.
Na Pós-graduação desenvolvi a monografia “Fatores de risco para o Transtorno do desejo sexual hipoativo feminino: revisão de literatura.” Participei do grupo de pesquisa do Projeto Sexualidade (ProSex), no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPqHCFMUSP) e com as pesquisadoras Heloisa Junqueira Fleury e Carmita Helena Najjar Abdo, publiquei o artigo “Desejo sexual em mulheres jovens em relacionamentos estáveis” na Revista Diagnóstico e Tratamento.
Colaboradora regular, como psicóloga, com a imprensa escrita, escrevi artigos como colunista para o Portal Educação e para o Portal Trocando Fraldas. Participei de entrevistas em jornais e televisão: Programa Vida Plena - LBV, canal 20 SKY, Programa Coletiva – TV São Judas, Programa Fala que eu te escuto – Rede Record, Jornal Diário de São Paulo, Folha Universal, entre outras participações. Proferi palestras sobre temas em sexualidade em instituições religiosas e organizações não governamentais.
Também fui colaboradora como Psicóloga Clínica e Sexóloga na Clinica Reciclar em São Paulo, Brasil; como Psicóloga Escolar/Educacional no Reflexanimado Gabinete Terapêutico, e como Sexóloga na Hiclinic Médico Dentária Aveiro, Portugal. 
Desde 2010, até o momento, tive o privilégio de contactar em consulta com populações muito diferentes, através da realização das modalidades de intervenção, nomeadamente, psicoterapia breve, terapia de casal, terapia sexual, educação sexual, aconselhamento psicológico, oficinas de criatividade, intervenções psicoeducativas, orientação psicológica online, supervisão clínica, psicologia educacional e orientação acadêmica para estudantes. 
Atendi diversas demandas, nomeadamente, disfunções sexuais psicogênicas, dificuldades nos relacionamentos amorosos, transtornos de ansiedade, depressão, timidez, desenvolvimento pessoal e da autoestima, dificuldades de aprendizagem entre outras.
Recebi em consulta pessoas com perfis profissionais distintos designadamente nas áreas da saúde, educação, judicial, engenharia, medicina, artes, comercial, acadêmica, entre outras, o que permitiu um enriquecimento profissional bastante relevante.
Nas consultas presencial e online é estabelecido um espaço confortável, seguro que proporciona a construção de um vínculo terapêutico de empatia e confiança para o acolhimento das questões, a escuta clinica, que possibilitam o seu processo de autoconhecimento, a compreensão de seus desejos e potencialidades, a aprendizagem de estratégias para lidar com as dificuldades e a descoberta de novas possibilidades de ser. 
Neste sentido, as consultas de psicologia clínica e sexologia clínica estão indicadas para você que procura compreender suas emoções, administrar seus sentimentos e conflitos, lidar com suas dificuldades, ressignificar suas experiências, interagir melhor consigo e com os outros, desenvolver suas potencialidades, mudar seus pensamentos para alcançar estabilidade emocional, uma sexualidade saudável e uma vida mais plena.
Seja bem-vindo!
Dra. Mirian Valente
OPP 022588|CRPSP 99580 

O cuidado consigo! 

A psicoterapia proporciona o despertar para o cuidado consigo! Torna-te consciente de suas qualidades, potencialidades, dificuldades e limitações e te conduz ao maior conhecimento sobre si, à significação de suas experiências e ao encontro de novas possibilidades para lidar com situações complexas. Você se fortalece para tomar decisões e fazer escolhas significativas para sua vida. 


Comentários

Postagens mais visitadas