Pular para o conteúdo principal

EM DESTAQUE:

AUTISMO E SEXUALIDADE: ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS.

Como os pais podem orientar o adolescente autista sobre a sexualidade? É possível? Sim! É possível e fundamental! Os adolescentes autistas experimentam as mesmas transformações no corpo que os adolescentes neurotípicos pois seus hormônios estão presentes e provocam excitação. Com o despertar do interesse sexual dos adolescentes torna-se mais difícil a tarefa de educar. Todavia os pais devem apoiá-los e incentivá-los a buscarem sua independência e autonomia através do aconselhamento e da educação sexual. Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossos E-books! 

A SAÚDE SEXUAL


De acordo com a Organização Mundial da Saúde: “A SEXUALIDADE é um aspecto central do ser humano durante sua vida e compreende o sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é vivenciada e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relações. Embora a sexualidade possa incluir todas essas dimensões, nem todas elas são sempre vivenciadas ou expressas. A sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, éticos, legais, históricos, religiosos e espirituais”. (World Health Organization - WHO. Defining sexual health: report of a technical consultation on sexual health. Geneva; 2002).
A SAÚDE SEXUAL é afetada por fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, e estes também interferem no comportamento sexual masculino e feminino. A saúde da mulher, especificamente sua vida reprodutiva, é caracterizada por numerosas mudanças biológicas e psicossexuais. Estas mudanças impactam a mulher em sua imagem corporal, autopercepção, autoconfiança e autoestima e interferem no seu relacionamento amoroso e familiar. Assim para que ambos, homem e mulher, possam desfrutar de uma vida sexual satisfatória e saudável é fundamental que conheçam melhor sobre o funcionamento do corpo, sobre o ciclo de resposta sexual humana e sobre a complexidade dos aspectos envolvidos na expressão da sexualidade. Nas próximas publicações vou falar sobre a função sexual feminina e descrever de forma sucinta, o aparelho genital feminino. Até lá!

Dra. Mirian Valente – CRPSP 99520
psicoeduart@gmail.com
https://www.facebook.com/DraMirianValente/

Comentários

Postagens mais visitadas