O TAMANHO DO PÊNIS



Sabe-se que o tamanho do pênis causa preocupação, angústia e ideias fantasiosas nos homens, pois é considerado símbolo de masculinidade.

Desde a infância, meninos vivenciam uma intensa intimidade com o órgão, manipulando-o com curiosidade que os levam a descobrir sensações excitantes. Isto faz parte de um processo de crescimento natural.

Porém, eles também aprendem que sua coragem e potência se ligam ao tamanho do pênis ou a frequência da ereção. Aprendem a valorizar o tamanho de seu órgão e carregam uma ideia de que o pênis grande traz ao homem a garantia de um status de potência.

Assim, ocorre a ansiedade na infância, na adolescência ou na fase adulta. Meninos com frequência comparam o tamanho de seu órgão com os dos outros. Então, eles desenvolvem uma curiosidade sobre seu corpo.

Porém, nesta descoberta se forem repreendidos pelo adulto, dependendo de como cada um lida com a situação, frustrações podem iniciar ou a ideia de que existe algo de errado com o sexo, e estes podem desenvolver associações que trarão insucesso no futuro.

A masturbação se apresenta como uma fonte para alivio das tensões. O sexo poderá ser entendido como uma prática ligada à diminuição da ansiedade, interferindo assim, na possibilidade de construir uma forma de envolvimento e integração com a parceria.

Também, a ansiedade desenvolvida poderá contribuir para o surgimento de problemas tais como, a ejaculação precoce, a preocupação excessiva com o desempenho e a performance sexual.

Ainda que o pênis tenha tamanho normal, muitos homens poderão considerar que o dos outros é maior sem nenhum fundamento, reclamando do comprimento do órgão mesmo com ereção normal.

Mas qual é o tamanho normal? Um pênis flácido mede de 5 cm a 10 cm de comprimento. De acordo com Masters e Johnson (1966) o pênis em ereção mede de 12,5 cm a 17,5 cm. Já o pênis pequeno é o que atinge quando flácido tamanho menor que 4 cm ou quando ereto menor de 7,5 cm. Contudo, não há uma definição universalmente aceita. Apesar disso, homens que se aproximam dessas medidas tem boa ereção sem dificuldades na atividade sexual.

É importante saber que o tamanho do pênis não interfere no prazer feminino, pois o ponto de explosão e de orgasmo na mulher está localizado no clitóris. Além disso, mesmo que o pênis seja grande poderá não levar a mulher ao prazer, pois o vínculo da relação e a capacidade de envolvimento e entrega, atenção, conforto, confiança e atitudes frente ao sexo são fatores importantes para que o prazer aconteça.

Como tratar a questão? Se há dúvidas, a procura por profissional qualificado possibilitará que aspectos emocionais sejam trabalhados, e que uma compreensão e ressignificação da experiência se estabeleçam, promovendo assim, uma maior qualidade de vida e satisfação sexual.

Por Mirian Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA: SUBJETIVIDADE E MUNDO SOCIAL

DINÂMICA DE GRUPO - CONCEITOS DA TEORIA DE WILL SCHUTZ

PSICOMOTRICIDADE: PRINCIPAIS CONCEITOS