Por Marcos Hashimoto
A natureza da minha atividade me obriga a manter contato constante com
profissionais de RH de empresas de diversos portes e setores. Este
relacionamento me proporcionou uma visão bastante privilegiada sobre o papel que
os profissionais de RH estão desempenhando em suas empresas. Normalmente, em
empresas de pequeno e médio portes, o RH, quando existe, se limita a atividades
burocráticas e legais, como administração de pessoal, folha de pagamento,
obrigações trabalhistas, etc, o que se conhece normalmente como atividades de DP
(Departamento Pessoal).
Mas se a empresa está inserida em setores da economia ligados a serviços ou
produção intelectual, como bancos, consultorias ou empresas de software,
independente do seu porte, o RH costuma ganhar uma relevância um pouco maior,
cuidando também de benefícios, gestão de carreira e salários e modelos de
avaliação de desempenho e competências.
Na medida em que a empresa cresce, se desenvolve, sofistica seu modelo de
gestão e se insere em ambientes mais competitivos, é natural que o RH evolua
junto e desenvolva outras características. A preocupação com o clima
organizacional, a oferta de benefícios cada vez mais atrativos, salários
tentadores e perspectivas de crescimento e desenvolvimento se juntam a outros
artifícios para aumentar sua capacidade de atrair talentos.
A atual encruzilhada na qual o RH destas empresas se encontram envolve o
seguinte dilema: Especialização ou generalização? O RH deve se especializar cada
vez mais em gestão de pessoas, se aprofundando mais nos seus fundamentos de
aquisição, aplicação, desenvolvimento e manutenção do seu capital humano ou deve
ampliar seu escopo de atuação se preocupando em conhecer mais o negócio da
empresa para adequar as competências humanas à estratégia organizacional?
Para não parecer leviana a resposta de que os dois caminhos devem ser
perseguidos, prefiro procurar explicar como isso deve ser feito. No seu novo
papel, o RH deve delegar o papel de cuidar das pessoas para os gestores de
equipes. São eles que precisam aprender a cuidar do seu pessoal dentro de
políticas institucionalmente definidas, mas com a sensibilidade e flexibilidade
que só o líder pode aplicar. O RH então, neste contexto, deve desempenhar o
papel de consultor interno destes líderes, assessorando-os e desenvolvendo suas
habilidades de comunicação, liderança e negociação.
Com isso, é esperado que o RH se libere mais para aprender sobre o negócio,
contribuir com a construção e implementação das estratégias corporativas de
longo prazo e aumentar a aderência entre competências organizacionais e
pessoais.
Vivemos numa era em que o capital é abundante no mundo - embora os
investimentos sejam mais criteriosos; Uma era em que a tecnologia está se
tornando cada vez mais comoditizada e acessível – apesar de ainda representar
condição mínima para atuar no mercado; Uma era em que o mercado cresce numa
velocidade espantosa – ainda que os competidores também crescem na forma de
novos entrantes constantemente; O principal fator de competitividade é a
capacidade de inovar, de pensar diferente, de agregar valor. E não é capital,
tecnologia nem mercado que vão gerar isso, mas as pessoas. Assim, o RH deve se
preparar para ocupar uma posição estratégica ao lado da alta administração que
já foi ocupada por Finanças, Tecnologia e Marketing.
Não dá mais para tapar o sol com a peneira, a organização é feita de pessoas.
São elas que promovem as mudanças necessárias. São elas que estabelecem os
limites e potencialidades das empresas. são elas que tomam as decisões que
conduzem a organização para o futuro. Por outro lado, lidar com pessoas
representa um dos maiores desafios dos gestores. Conduzi-las nesta direção é um
trabalho complexo e incerto, que envolve mudanças profundas em toda a
organização que só se efetivam no longo prazo. Neste sentido, preparar a
organização para este futuro implica em iniciar processos de mudanças já. Se o
RH não se livrar dos paradigmas que lhe foram impostos e na qual ela se acomodou
ao longo dos anos e não assumir de vez a importância e responsabilidade que lhe
é devida, ela poderá no máximo continuar cuidando do desenvolvimento de seus
colaboradores, mas acabará abandonando o seu principal papel: Cuidar do
desenvolvimento da organização.
Fonte: RH PORTAL
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