A definição mais usada de Clima Organizacional é a
de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido,
direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e
que influencia a motivação.
A definição mais usada de Clima Organizacional é a
de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido,
direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e
que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma
empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da
organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão,
processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a
empresa.
A apuração do nível de satisfação dos
colaboradores, se faz necessária para:
· Indicar e apoiar
as decisões dos gestores;
· Mensurar como está
a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do
trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má
vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como
absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.)
· Estabelecer
referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação,
gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir
excelentes níveis de produtividade e comprometimento.
O clima organizacional é uma variável que influi
diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende
de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções
das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa
revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que
efetivamente acontece.
Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um
clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar
suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a
administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.
HIERARQUIA DAS
NECESSIDADES HUMANAS
Segundo Maslow, o que propulsiona o homem são suas
necessidades: tão logo uma necessidade é satisfeita, outra surge em seu lugar.
Esse processo é interminável e contínuo, entende – se como do nascimento até a
morte.
As necessidades humanas estão organizadas em níveis
e numa hierarquia de importância que representaremos a seguir:
1. Necessidades Fisiológicas
São as necessidades vitais de sobrevivência:
alimentação, descanso, proteção contra frio e calor e necessidades sexuais.
2. Necessidades de Segurança
Quando as necessidades vitais estão razoavelmente
satisfeitas, necessidades e níveis superiores, no caso as de segurança, começam
a motivá-lo.
Essas são necessidades de proteção contra o perigo:
seguro de vida, incêndio, seguro saúde, casa própria, emprego estável.
Por exemplo: as ações arbitrárias da chefia ou um comportamento
que reflita favoritismo ou discriminação, falta de clareza e objetividade,
poderão ativar as necessidades de segurança na relação de emprego de qualquer
nível do colaborador (ameaçam a necessidade de segurança).
3. Necessidades Sociais
Quando as necessidades de segurança estão
satisfeitas e o homem não está temeroso quanto ao seu bem estar físico, as
necessidades sociais tornam-se importantes.
São necessidades sociais: de participação, de
associações, clubes, aceitação por parte dos amigos, novas amizades e amor.
Quando essas necessidades são frustradas na situação
de trabalho, o indivíduo age de modo a dificultar a consecução dos objetivos
grupais, ele se torna antagônico e não cooperativo.
4. Necessidades de Auto – Estima
São as Necessidades de respeito, autoconfiança,
status, boa reputação, reconhecimento, apreciação e respeito dos amigos.
Para que essas necessidades apareçam de maneira
significativa os níveis anteriores devem estar razoavelmente satisfeitos.
5. Necessidades de Auto – Realização
No topo da hierarquia existem as necessidades de
auto-realização. Essas são as necessidades de dar vazão às próprias
potencialidades, de um contínuo autodesenvolvimento, de ser criativo.
METODOLOGIA DE
PESQUISA
A aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional é
realizada semestralmente pela área de Recursos Humanos da Interfarmacia,
baseado em entrevistas individuais com os funcionários, com duração máxima de 1
hora.
Foi apresentado aos pesquisados: os objetivos do
trabalho, a definição de Pesquisa de Clima Organizacional e as características
da pesquisa, assegurando os aspectos ético e sigiloso de todo o trabalho.
O questionário aplicado em cada colaborador é
composto por 12 perguntas, a maioria delas de caráter “aberto”, de modo a
provocar reflexão nos participantes.
Os 5 indicadores utilizados na Pesquisa foram
extraídos do GUIA EXAME – AS 100 MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR. São
eles:
1.
CREDIBILIDADE
2.
JUSTIÇA
3.
RESPEITO
4.
ORGULHO
5.
ATITUDE POSITIVA
OU “CAMARADAGEM”
PLANO DE AÇÃO
Considerando os itens de maior
insatisfação dos colaboradores da Interfarmacia, propomos as seguintes ações:
Estudo do sistema de remuneração da empresa através de pesquisa
salarial a fim de verificar em que faixa a remuneração definida pela
Interfarmacia está localizada no mercado externo, em empresas do mesmo
ramo e porte;
Formalização do processo de avaliação de colaboradores, com prévia
preparação dos avaliadores envolvendo os conceitos de percepção, competências
interessantes ao negócio e outros temas relativos ao processo;
Levantamento das Necessidades de Treinamento das equipes a fim de
verificar suas carências de conhecimentos, habilidades e atitudes
coerentes com as funções exercidas.
Elaboração de Plano Individual de Treinamento e Desenvolvimento
Gerencial;
Criação/otimização dos canais de comunicação com os associados e
colaboradores onde seja estimulado o clima de contribuição para sugestões
e opiniões de todos.
Realização de campanha motivacional a fim de aumentar o grau de
comprometimento com a Empresa e reestabelecer o sentimento de afiliação
entre as equipes.
Esclarecimento sobre as metas e objetivos a serem atingidos pela
Empresa.
MODELO DE
QUESTIONÁRIO
1.
Tenho liberdade
para expressar opiniões diferentes contrárias às de minha chefia no que diz
respeito ao andamento dos trabalhos na minha área.
2.
Em minha área de
atuação, existe uma constante preocupação em procurar sempre inovar métodos e
procedimentos dentro dos trabalhos executados.
3.
Minha equipe de
trabalho é motivada e sempre buscamos objetivos comuns.
4.
Gosto e procuro
participar das decisões que afetam o trabalho na minha área.
5.
A parcela de poder
de decisão e autonomia incluídas em meu trabalho são suficientes para
desenvolver atividades sob minha responsabilidade.
6.
A produtividade
quase nunca fica prejudicada por falta de organização e planejamento entre os
setores de minha área.
7.
Na área, as
pessoas se esforçam para desenvolver um trabalho de qualidade.
8.
Sinto que meu
trabalho é estimulante e motivador.
9.
A comunicação
verbal é facilmente compreendida na área.
10.
As pessoas são
envolvidas em um trabalho interdivisional, atuam de forma coesa com se não
pertencessem a setores diferentes.
11.
As pessoas sentem
que têm seu potencial devidamente reconhecido.
12.
As pessoas têm
tranqüilidade para executar suas tarefas dentro de um ritmo normal, com
distribuição eqüitativa de carga de trabalho entre os colegas. O ambiente de
trabalho não é tenso.
13.
As tarefas que
desempenho nesta organização possuem muito significado e importância para mim.
14.
Posso dizer
sinceramente que tenho uma boa visão sobre os rumos e objetivos da minha área.
15.
Os níveis de
comentários informais (fofocas) não são altos na área.
16.
O conteúdo das
ordens que recebo em minha área são claros.
17.
Tenho absoluta
certeza daquilo que esperam de mim e de onde posso chegar nessa organização.
18.
Meu superior
imediato aceita facilmente as sugestões que dou.
19.
Meu superior
imediato se manifesta positivamente quando demonstro um desempenho acima do
esperado.
20.
Meu superior
imediato se preocupa em manter seus subordinados informados sobre as coisas que
possam afetar o trabalho na área.
21.
Pouco pode ser
feito para melhorar o trabalho na área.
22.
As mudanças são
comunicadas e explicadas com antecedência.
23.
As ordens
recebidas vêm acompanhadas da informação necessária a execução do trabalho.
24.
Não tenho
dificuldade em fazer que meu chefe encontre tempo para me atender.
25.
Quando estou
envolvido com uma série de trabalho, posso encontrar com o auxílio e não com a
crítica do meu chefe.
26.
O relacionamento
no ambiente de trabalho é amigável.
27.
Quando necessário
mudar a política ou procedimento, meu chefe explica a necessidade da mudança.
28.
Meus colegas da
área estão dispostos a ouvir e considerar diferentes opiniões. Em situações de
conflito, por exemplo, as pessoas preferem levantar o problema em busca de
soluções adequadas ao invés de ignorá-lo.
29.
As pessoas de
minha área estão mais preocupadas com o intercâmbio do que com a defesa de seus
territórios.
30.
Raramente percebo
que existe competitividade exagerada no ambiente de trabalho.
Fonte: RH PORTAL
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