MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE

A motivação para a qualidade é um choque cultural dentro de uma Organização, é um desafio, simples, que apresenta projetos concretos e com objetivos fáceis de serem conquistados, e, que mostram resultados espantosos na postura dos funcionários, fazendo com que os mesmos realizem serviços e saibam identificar o que é qualidade total e a satisfação de seus clientes.

Antigos conceitos começam a ser derrubados, transformando velhos dogmas em heresias.

Difícil? Não!

É necessário o primeiro passo com determinação e ousadia sabendo qual o objetivo a ser alcançado.

Conceitos simples que todos conhecemos devem ser postos em prática como...

• ouvir os que executam as tarefas;

• dar meios necessários para a realização;

• estimular a educação e a cultura;

• formar na empresa um convívio familiar;

• ganhar tempo;

• melhorar a comunicação entre departamentos e pessoas;

• tornar transparente o que parece opaco.

Algumas práticas adotadas por empresas espalhadas por todo o Brasil, mostram o sucesso da motivação em seus funcionários como...

• querer ser a Organização mais limpa do mundo;

• projetos para aumento de produtividade;

• eliminação do cartão ponto;

• decoração do ambiente de trabalho;

• lazer às sextas-feiras no final do expediente;

• visita de familiares;

• café com a diretoria;

• parceria / terceirização;

• acidente zero;

• rotatividade zero;

• absenteísmo zero.

Estas práticas no campo da comunicação, da educação e da satisfação são os principais elementos para que a motivação para a qualidade traga frutos rápidos e a confiança do funcionário para com a empresa.

Programas de sugestões, de desburocratização, de Grupos de Melhorias e outros ajudam no fortalecimento destas práticas, tudo isto respeitando a cultura e os valores, elos importantíssimos nestas práticas.

Formas de Motivação

Motivação é de fato, uma palavra com múltiplos significados, dentre eles...

Motivação para o controle

É a motivação para a Qualidade no sentido de atender-se às especificações e aderir-se aos procedimentos.

Motivação para a melhoria

É a motivação para a Qualidade no sentido de melhorá-la, de encontrar formas de reduzir-se a incidência de defeitos e reduzir os custos a eles associados.

Motivação para o envolvimento

É a motivação para a Qualidade no sentido de envolvimento com a Empresa.

[...]

Fonte

SZACHER, Maurício Luiz; COSTA FILHO, Joel Bueno da. Motivação para a qualidade. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2006.

Postagens mais visitadas deste blog

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA: SUBJETIVIDADE E MUNDO SOCIAL

DINÂMICA DE GRUPO - CONCEITOS DA TEORIA DE WILL SCHUTZ

PSICOMOTRICIDADE: PRINCIPAIS CONCEITOS