Imigração Judaica – Cronologia e Origens

De 19/3/2011 a 20/3/2011

O evento inicia-se hoje e falta 1 dia para o término. Duração: 2 dias

Agência FAPESP – A Confederação Israelita do Brasil, em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo, o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro e A Hebraica de São Paulo realizarão, nos dias 19 a 20 de março, a exposição “Imigração Judaica – Cronologia e Origens”.

A exposição, no clube A Hebraica, marca a comemoração, na capital paulista, do Dia Nacional da Imigração Judaica.

A data homenageia a contribuição da comunidade judaica na formação da cultura brasileira, especialmente nos campos artístico, político, diplomático, científico, da indústria, do comércio e das finanças.

O Brasil abrigou a primeira comunidade judaica estabelecida nas Américas. Com a expulsão dos judeus da Espanha e a conversão forçada em Portugal, pouco antes da descoberta, judeus convertidos ao catolicismo (cristãos-novos) já haviam se estabelecido na nova colônia.

Ao menos dois judeus integraram a tripulação da primeira expedição de Pedro Álvares Cabral, ao Brasil, em 1500: mestre João, médico particular da Coroa Portuguesa e astrônomo; e Gaspar da Gama, intérprete (que ajudou Vasco da Gama nas Índias, onde vivia) e comandante da nau que trazia mantimentos.

Nas primeiras décadas do século 20, boa parte dos judeus asquenazim se estabeleceu no bairro do Bom Retiro, enquanto muitos sefaradim moravam e trabalhavam nos bairros da Mooca e do Brás.

No início da década de 1930, havia em São Paulo entre 15 a 20 mil judeus. Estima-se que esse número é atualmente de 60 mil somente no Estado de São Paulo e cerca de 120 mil em todo o Brasil.

A exposição será aberta no dia 19 de março (sábado) às 18h30, e será realizada das 9h às 18h no saguão de entrada do clube A Hebraica, localizado na R. Hungria, nº 1000, Jardim Paulistano, em São Paulo (SP). A entrada é gratuita.

Mais informações com o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro: www.ahjb.org.br e (11) 3088-0879.

Postagens mais visitadas deste blog

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA: SUBJETIVIDADE E MUNDO SOCIAL

DINÂMICA DE GRUPO - CONCEITOS DA TEORIA DE WILL SCHUTZ

PSICOMOTRICIDADE: PRINCIPAIS CONCEITOS