Pular para o conteúdo principal

EM DESTAQUE:

AUTISMO E SEXUALIDADE: ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS.

Como os pais podem orientar o adolescente autista sobre a sexualidade? É possível? Sim! É possível e fundamental! Os adolescentes autistas experimentam as mesmas transformações no corpo que os adolescentes neurotípicos pois seus hormônios estão presentes e provocam excitação. Com o despertar do interesse sexual dos adolescentes torna-se mais difícil a tarefa de educar. Todavia os pais devem apoiá-los e incentivá-los a buscarem sua independência e autonomia através do aconselhamento e da educação sexual. Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossos E-books! 

RESPEITO E SOU RESPEITADO?


Respeito e sou respeitado? 

Fala-se tanto em respeito, fala-se! É um discurso! Mas, na prática, será que o respeito deixa de ser discurso e torna-se ação? São questões tao importantes e delicadas que merecem atenção. O quanto você se respeita? O quanto você respeita o outro? O que isto significa pra si? Como passar da palavra para a ação? 

O termo respeito, vem do latim respectus, particípio passado de respicere, que significa “olhar outra vez”, de re-, “de novo”, mais specere, “olhar”. Ou seja, algo que merece ser olhado outra vez, que merece uma atitude de consideração e reverência. É um sentimento positivo e que tem a ação de apreço, de consideração, de reconhecer o que é valoroso. É um valor de grande importância nas interações sociais, nas relações humanas, e que promove uma convivência saudável. 

Para ser respeitado é preciso fazer-se respeitar ou saber se respeitar, o que muitas vezes não acontece. Respeitar não significa concordar com tudo ou com todos os pontos de vistas das pessoas, mas é saber lidar com a diversidade humana e sua singularidade. Respeitar não é discriminar, humilhar, desvalorizar ou ofender uma pessoa, sua forma de viver e suas escolhas (desde que não cause dano aos outros). Respeitar está ligado a educação. 

Respeitar uma pessoa é compreender que ela é um ser humano tal como você é. Respeitar é não invadir o espaço do outro. É preciso zelar pela relação que se tem, seja ela qual for. Ninguém é obrigado a suportar as grosserias no momento de mau humor de uma pessoa, ou suportar perguntas inconvenientes ou insitir em uma conversa quando o outro não quer conversar, por exemplo. Uma pessoa grossa não se importa em como os outros se sentem, e por fim desperta antipatia. 

Respeitar envolve bom senso, intuição e discernimento do que é adequado ou inadequado para tomar a atitude certa em cada situação, sem que alguém precise dizer como você deve agir. Uma pessoa sensata tem a capacidade de analisar suas ações e atitudes e verificar se esta sendo desagradável de modo a se prejudicar e prejudicar a outros. Portanto, se quisermos ser respeitados devemos respeitar primeiro.

Texto: Dra. Mirian Valente

Comentários

Postagens mais visitadas