Pular para o conteúdo principal

EM DESTAQUE:

AUTISMO E SEXUALIDADE: ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS.

Como os pais podem orientar o adolescente autista sobre a sexualidade? É possível? Sim! É possível e fundamental! Os adolescentes autistas experimentam as mesmas transformações no corpo que os adolescentes neurotípicos pois seus hormônios estão presentes e provocam excitação. Com o despertar do interesse sexual dos adolescentes torna-se mais difícil a tarefa de educar. Todavia os pais devem apoiá-los e incentivá-los a buscarem sua independência e autonomia através do aconselhamento e da educação sexual. Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossos E-books! 

EDUCAÇÃO SEXUAL DAS CRIANÇAS.

As crianças vão crescendo e logo percebem que há meninos e meninas. Logo começam a estudar seu próprio corpo, comparam-se com os outros e reconhecem dois tipos anatômicos diferentes, nelas, nos pais e irmãos. Em certa altura começam a usar mais a flexão de gênero, masculino e feminino, percebendo assim as diferenças entre as coisas e as pessoas. As crianças fazem categorizações que dividirá o mundo em múltiplas classes e conjuntos, formas, cores ou tamanhos, e a diferenciação de gênero é uma destas primeiras categorizações.

É preciso ter cuidado com os estereótipos pois podem respresentar um problema na educação sexual das crianças. Os estereótipos sexuais são formados dentro de um contexto cultural que estabelece padrões do masculino e do feminino através da educação no meio familiar. Estes são um conjunto de idéias preconcebidas para explicar como homens e mulheres devem se comportar e que papéis devem desempenhar socialmente, como sendo próprias dos seres masculinos e femininos e influencia a formação de valores, crenças e habilidades.

Assim é relevante que os pais se conscientizem de quão importante é a responsabilidade e influência no processo educativo das crianças, pois é também a educação que transmitirá a elas a formação da identidade de gênero.

Dra. Mirian Valente – CRPSP 99520
 

Comentários

Postagens mais visitadas