Pular para o conteúdo principal

EM DESTAQUE:

AUTISMO E SEXUALIDADE: ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS.

Como os pais podem orientar o adolescente autista sobre a sexualidade? É possível? Sim! É possível e fundamental! Os adolescentes autistas experimentam as mesmas transformações no corpo que os adolescentes neurotípicos pois seus hormônios estão presentes e provocam excitação. Com o despertar do interesse sexual dos adolescentes torna-se mais difícil a tarefa de educar. Todavia os pais devem apoiá-los e incentivá-los a buscarem sua independência e autonomia através do aconselhamento e da educação sexual. Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail nossos E-books! 

II CONLAPSA - II CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE

II Conlapsa - II Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade


Quando descobrimos nosso caminho e somos apaixonados pelo nosso fazer, encontramos a alegria! Finalmente, poder a cada minuto do meu tempo, abraçar por inteiro o que escolhi exercer, estar com outros, no acolhimento de sua fala, na escuta de seu discurso, e na construção de sentidos é algo inspirador! Poder relatar um pouco dos três dias em que estive presente neste Congresso e ampliar minha visão sobre diversos conhecimentos e experiências de profissionais competentes, é de fato um presente! 

Ah! A arte... "a que é capaz de expressar o desamparo da inteligência humana"... poder ouvir um pouco a explanação sobre Freud e o Moisés de Michelangelo! Interessante a apresentação do tema Psicanálise, Artes e Literatura, coordenado pela professora Laéria Fontenele (Universidade Federal do Ceará) com professores Nadia Paulo Ferreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Betty Bernardo Fuks (Universidade Veiga Almeida, Rio de Janeiro e Karla Patrícia Holanda Martins (Universidade Federal do Ceará) 

E que maravilha o intercâmbio com a filosofia!
"O que nos força a pensar é o signo. O signo é objeto de um encontro; mas é precisamente a contingência do encontro que garante a necessidade daquilo que ele faz pensar. O ato de pensar não decorre de uma simples possibilidade natural; ele é, ao contrário, a única criação verdadeira. A criação é a gênese do ato de pensar no próprio pensamento." Gilles Deleuze

Que encantamento poder ouvir sobre Psicanálise e Filosofia, na apresentação tão maravilhosa feita pelo Professor Christian Dunker do Instituto de Psicologia... 

E conhecer um pouco mais sobre Psicanálise e Violência, coordenado pela Profa. Rita Manso (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); com Profs. Heloisa Caldas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Paulo César Endo (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo)!

E as amizades que fazemos...maravilhoso! E que venham os próximos encontros!










Comentários

Postagens mais visitadas